macaroni-3165917

Emagrecer Comendo Carboidratos

No dia-a-dia recebo pacientes com dificuldade de perda de peso que já começaram algum regime alimentar tirando completamente o carboidrato, seja nas principais refeições ou no jantar. Não tem dúvida que os carboidratos podem ser os maiores vilões na perda de peso. Eles também fazem parte da nossa dieta, eu particularmente não recomendo zerar carboidrato da alimentação. O problema é a quantidade, fazer as escolhas erradas, exagerar na quantidade. Foque sempre na qualidade.

Vou dar um exemplo para vocês.

Dr. comecei uma dieta por conta própria, tirei o carboidrato da alimentação, de manhã como um copo de leite, café e um iogurte, no almoço só estou comendo saladinha e um file de frango grelhado no almoço e à noite não estou jantando ou como ovo. O resultado? você começa a se sentir fraca, isso não sacia a sua fome, a compulsão por doces aumenta, a ansiedade piora, fica mais irritada intestino preso piora e logo de 5 a 10 dias desiste.

Existem carboidratos mais complexo, com índice glicêmico mais baixo(IG que será abordado em outro post) que não geram picos de insulina pois são de absorção mais lenta dos quais recomendo:

  • Cereais e derivados: arroz, trigo, centeio, aveia, farinhas (de trigo, de mandioca, de milho), tapioca, cuscuz; e em grande parte dos vegetais e frutas, castanhas e sementes em geral.
  • Tubérculos: batata-doce, batata, inhame, mandioca e mandioquinha.
  • Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja.

Precisamos entender que carboidratos satisfazem nosso apetite. Se comparado os amidos (1 caloria por grama), com a carne (4 calorias por grama), o queijo (4 calorias por grama) e óleos (9 calorias por grama), você concluirá que o amido ajuda você a se sentir satisfeito(a) com menos calorias.

Então, umas dicas que posso dar para você são:

  • Comece devagar, não seja radical até o ponto de tirar ou diminuir bruscamente o carboidrato.
  • Coma entre 1/4 a 1/3 de carboidrato no prato. O prato brasileiro costuma ter entre 1/2 a 3/4 do prato de carboidrato.
  • Tente aos poucos substituir os cereais refinados por integrais como a aveia, trigo integral, arroz integral, quinoa, milho.
  • associe sempre proteína ao carboidrato para dar uma maior sensação de saciedade.
  • Mesmo sendo integral não pode exagerar na quantidade.
  • Faça trocas inteligentes, não elimine o carboidrato.
  • É muito importante ter opções saudáveis disponíveis, como uma porção de castanhas, iogurte com canela ou grão-de-bico torrado.
  • Bebida alcoólica tem carboidrato, evite ao máximo.

Espero que tenha orientado um pouco antes de você iniciar uma dieta.

Procure sempre um nutricionista ou médico para te orientar melhor.

EMAGRECER COMENDO CARBOIDRATOS
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe