Faço sempre em todos os meus pacientes, é simples, rápido e fornece informações de qualidade. É um exame feito a fim de analisar a composição corporal de uma pessoa. O exame de bioimpedância permite o conhecimento específico do percentual dos constituindo do peso corpóreo, ou seja, ele esclarece a quantidade de massa magra(músculo), quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo, assim oferecendo o valor correspondente ao IMC (Índice de massa corpórea).O exame de bioimpedância é feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo. Sabemos que a água é o único elemento em nosso corpo que conduz eletricidade, sendo assim, quando a corrente passa pelo corpo, pode-se medir a impedância da água.
O resultado de impedância obtido possibilita o cálculo de volume exato que há de água no organismo, sendo assim computadas com exatidão a quantidade de massa magra e gorda contida no corpo. Esqueça do IMC, com a Bioimpedância vamos conseguir avaliar melhor o seu progresso.
ainda muita gente acredita que precisa perder peso e atingir um bom IMC.
O IMC é um bom recurso para identificar problemas de peso, é padronizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
A OMS define faixas de IMC para definir quem está com peso ideal, abaixo do peso ou com sobrepeso
Alguns governos usam IMC para definir políticas de saúde pública
Mas é muito importante saber também que o IMC não pode ser usado indiscriminadamente.
Existem diversas limitações na metodologia que você precisa estar atento quando avaliar seu próprio IMC.
Ele não discrimina massa magra de massa gorda, assim uma pessoa malhada, hipertrofiada sempre terá um IMC elevado mas não quer dizer que esteja com sobrepeso.
Ela avalia principalmente.
☑️ Porcentagem de gordura corporal
☑️ Porcentagem de musculo
☑️Liquido corporal total(algumas intracelular)
☑️Taxa metabólica
☑️Nivel de gordura visceral
☑️Peso ósseo
Você vai aumentar massa muscular e diminuir gordura mas o seu peso pode não mudar.
Não pode ser aplicado a jovens e idosos.
Provavelmente você vai iniciar um plano de dieta e treino e não vai ter muitas mudanças na balança, como já falamos, o músculo é mais pesado do q que a gordura.
Veja só na imagem a quantidade de informações que fornece.
Pode ser feita a cada 2 ou 4 meses dependendo do objetivo.
Por isso indico uma avaliação corporal com Bioimpedanciometria em TODOS os meus pacientes em que o objetivo seja ganho de massa magra, emagrecer, manutenção do peso.